Programa de mentoria da Anne
by Anne Macedo
Há alguns dias atrás, tive a realização de que eu completei 8 anos trabalhando com TI.
Em agosto de 2016, fui contratada pelo Luizalabs como assistente de TI (me fazendo felizmente pular o processo de ser estagiária) e passei quatro anos por lá. Nesses quatro anos, passei por desenvolvimento em Python, segurança da informação e finalmente infraestrutura, onde decidi ficar (com muito amor).
Nesse tempo, eu aprendi muito com muitas pessoas. Pessoas que pareciam ter conhecimento infinito e que tinham muita paciência pra lidar com uma pessoa que estava cheia de perguntas e que não sabia muito o que estava fazendo.
Nos últimos anos eu comecei a perceber que, modestia à parte, me tornei muito boa no que faço. Eu acumulei muito conhecimento nesses oito anos, e ainda estou aprendendo coisas novas. Com isso, gostaria de continuar o ciclo que meus colegas que me educaram e me mentoraram gostariam que eu seguisse – quero ajudar pessoas também.
Mentoria
Eu nunca mentorei de modo formal (mas já apoiei muitas jornadas de maneira informal). Por isso, ainda tentando estruturar tudo isso. Também não tenho todo tempo do mundo disponível, então preciso me organizar em termos de tempo para poder mentorar. A ideia da mentoria é que eu ajude a impulsionar alguém em alguma das áreas que eu costumo atuar.
Eu tenho bastante expertise nas seguintes áreas:
-
Cloud Computing: Kubernetes, IaC, AWS, GCP, Azure
-
Software development: Python, Golang, TDD, design patterns
-
Architecture: designing systems to be reliable, observable, performant and safe
-
Embedded systems: Yocto, Kernel build and development
-
Career guidance and others
Público Alvo
Como não costumo ter muito tempo ou energia depois do meu 9-5 shift, eu quero fazer a mentoria de até 2 pessoas de modo que possa dar atenção à elas.
A princípio, gostaria de priorizar pessoas trans, por ser um recorte ao qual eu faço parte e que também é bem subrepresentado no mercado de trabalho.
A ideia é ajudar pessoas entry-level, ou seja, que estão iniciando agora no mercado de trabalho. Seria importante que a pessoa já integrasse o mercado de trabalho (eu entendo que empregabilidade é algo bem mais difícil do que eu poderia ajudar). Também irei aceitar pessoas que estão em transição de área dentro da TI, pra uma das áreas que mencionei aqui em cima.
Um ponto extra que irá ajudar nas mentorias é o traço de curiosidade. Se você for uma pessoa que tem curiosidade de entender conceitos a fundo, o programa será bem produtivo.
O programa
Inicialmente, gostaria de fazer uma “entrevista” informal com as pessoas que se candidatarem (pode me chamar via DM do LinkedIn, Instagram, Telegram, [evite o email porque não costumo ler muito]). Isso é ideal para entender o momento da pessoa e onde ela precisaria de apoio.
Se fizer sentido a mentoria, temos que ter um objetivo em mente e uma data final para atingir esse objetivo. Então gostaria de marcar follow ups com a pessoa para entender como estão indo as coisas, se já atingimos o objetivo, quais dificuldades estamos enfrentando, etc.
Além da mentoria
Além disso, vou deixar o meu Calendly para agendar 1:1s comigo. Os 1:1s podem ser usados para dicas de tecnologia, tirar dúvidas específicas, entre outras coisa. Me mande uma DM antes de agendar, só pra avisar :).
Tem custo?
Não! Não acho que seria justo cobrar grana de pessoas que estão em início de carreira. Se você gostar das 1:1s ou da mentoria, pode me pagar o quanto quiser via Ko-fi.
That’s all, folks!
tags: